Páginas

Oi!

BEM VINDA(O)!



Por aqui encontrarás algumas idéias e coisas me fizeram muito feliz nesses últimos tempos... e também simbolizaram diferentes momentos da minha vida...

Estás convidada(o) a conhecer a COISA... ler os meus escritos, entender como essa história começou... e saber que tudo por aqui foi feito artesanalmente e com muito amor...

17 de março de 2011

A Cuca de Uva da Minha Avó...

Há dias não costuro...
Sabem o que isso significa?
Uma pilha de tecidos chorando por atenção, encomendas na fila de espera, agulhas e tesouras acenando desesperadamente para trabalharem um pouco, máquina de costura quietinha, meia triste.
- - - - -
Difícil administrar todas essas mulheres que habitam em nós: a mulher, esposa, filha, irmã, mãe, tia, nora, dona de casa, profissional, estudante, artista, costureira, arteira, cidadã... e tantas outras que falam o tempo todo e nos cobram quando não há tempo para elas (as minhas “eus” pelo menos ficam em um blá, blá, blá diário).
Por isso, ando um pouco mais quieta aqui no blog ... por falta de tempo mesmo, tentando driblar compromissos acadêmicos e preocupações diárias, mas em breve terei novidades:

No final da próxima semana, realizarei o curso proposto pela Associação Brasileira de Patchwork, no “Programa de Capacitação Nacional de professores de Patchwork e Quilt”, com as qualificadíssimas professoras Vanessa Lott e Hila Leslie.

Após esse curso, estarei habilitada oficialmente pela Associação para dar aulas mui qualificadas de Patchwork... contribuindo para o desenvolvimento dessa Linguagem no Brasil. Espero também aprender muitas coisas legais, reencontrar pessoas felizes e dedicadas à essas coisa da costura motivada pelos prazeres da vida.
- - - - - - -
Enquanto esses dias tão esperados não chegam, vou abrindo pequenos espaços, para, ao menos no final de semana, curtir coisas muito boas, como por exemplo, a Cuca de Uva da Minha Avó:

Para mim a receita é valiosa...pois herdei pessoalmente, aprendendo a fazê-la na sua companhia. Essa ficou uma delícia... mas por mais que eu tente, nunca fica igual a dela.

As pessoas quem amamos são insubstituíveis, por isso, vamos vivê-las intensamente... porque o tempo passa... e a vida também.

Um bom final de semana para vocês!!!

ps. A pedido, publiquei a receita nos comentários....

5 comentários:

  1. Sinara....as minhas re3cordações foram longe....ao ver a torta de uva....minha mãe fazia tambem...e ninguem mais consegue fazer igual....ainda a semana passada qdo tava em são paulo minha irmã lembrou da torta....e agora vc posta uma igualzinha...me passe a receita...vamos ver se é igual a minha.....vou procurar.nos cadernos de minha mãe....
    obrigado por me fazer sentir o gostinho de minha mãe.....perto de mim...

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida... tão bom termos lembranças tão boas né?

    Deixo então a receita d "Cuca da Elly" e o modo de fazer:
    Colocar em uma bacia 1 envelope de fermento biológico 1 xícara de leite morno + 1/2 xícara de água morna. Misturar e deixar descansar uns dez minutos.
    Acrescentar 3 ovos, 1 xícara de açúcar e 1 colher bem cheia de margarina. Misturar tudo muito bem e acrescentar mais ou menos umas 3 xícaras de farinha até dar o ponto de uma massa de pão mole. Acrescentar 1 colher de chá de canela em pó e raspas de limão.
    Deixar crescer por meia hora na bacia e depois distribuir a massa em 4 formas(dessas pequenas, para pão). Lavar os grãos de uva, secar e distribuí-los nas cucas, com 1 cm de espaço entre eles(eu "afundo" os grãos na massa).
    Deixar crescer por mais meia hora.
    Cobrir as cucas com uma "farofa" doce, que é a mistura de 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de farinha e 1 1/2 colher bem cheia de margarina (é necessário misturar essa farofinha com as mãos, para deixá-la bem soltinha).
    Pronto. Agora é só assar por 40 minutos, ou até dourar...

    Depois me conta como ficou...
    Um abraço,
    Sinara.

    ResponderExcluir
  3. Opa, vou embarcar nesta receita, ganhei uma caixa de uvas!

    Fizeste o curso, Sinara? Eu já sabia que da tua qualificação nos "altos patchs", mas mesmo assim, parabéns!! Podemos te chamar de Mestre costurística? :D

    ResponderExcluir
  4. Fiz a cuca e ficou uma delícia mesmo eu não tendo acertado a farofa, riririrr. Ah, fiz com metade de farinha integral :P

    ResponderExcluir
  5. Sinara, adorei o teu cantinho e o jeito de você costurar e escrever!! Voltarei sempre!! E essa cuca...aiaiia.... pela carinha esta de comer rezandoooooooo!!! hehhe
    Querida te conhecer foi muito legal, espero que possamos nos encontrar virtualmente e pessoalmente muito mais vezes!! Beijocas e sucesso!!
    Andreza Boal

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita... Deixa "teu Oi" aqui para mim:
Um abraço,
Sinara.