Páginas

Oi!

BEM VINDA(O)!



Por aqui encontrarás algumas idéias e coisas me fizeram muito feliz nesses últimos tempos... e também simbolizaram diferentes momentos da minha vida...

Estás convidada(o) a conhecer a COISA... ler os meus escritos, entender como essa história começou... e saber que tudo por aqui foi feito artesanalmente e com muito amor...

10 de fevereiro de 2012

Para as tuas duas metades.

Recentemente li um livro muito interessante de Ìtalo calvino: O Visconde partido ao meio, já leram?



Não vou contar aqui a história do livro, para não perder a graça se alguém um dia quiser saboreá-lo, mas senti vontade de registrar algumas idéias, para não perdê-las de vista, e achei que aqui fosse o lugar ideal (gosto de anotar partes significativas dos livros, uma espécie de "fichas de leitura" que me ajudam a estudar e reelaborar minhas idéias a partir da leitura...aprendizado valioso da época do Mestrado).



Mas enfim, destaco esse trecho em que o Visconde de Medardo di Terralba, que um dia foi partido ao meio pela vida e precisou aprender a viver dividido (em dois seres/partes, um bom e o outro mau). Ele diz para seu sobrinho (na pag. 52):



" - Que se pudesse partir ao meio toda coisa inteira - disse meu tio, de braços no rochedo, acariciando aquelas metades convulsivas de polvo - que todos pudessem sair de sua obtusa e ignorante inteireza. Estava inteiro e para mim as coisas eram naturais e confusas, estúpidas como o ar: acreditava ver tudo e só havia a casca. Se você virar a metade de você mesmo,e lhe desejo isso, jovem, há de entender coisas além da inteligência comum dos cérebros inteiros [grifo meu]. Terá perdido a metade de você e do mundo, mas a metade que resta será mil vezes mais profunda e preciosa. E você há de querer que tudo seja partido ao meio e talhado segundo sua imagem, pois a beleza, sapiência e justiça existem só no que é composto de pedaços".



Ou ainda:


"O bom de ser partido ao meio é entender cada pessoa e coisa no mundo a tristeza que cada um e cada uma sente pela própria incompletude." (pg. 73)



Referência: CALVINO, Italo. O visconde partido ao meio. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.



Amo ler livros que me inspiram a viver melhor e confesso que a ficção de Italo Calvino é tão real que a gente perde o fôlego e quer ler toda a coleção (que é o meu próximo passo...já pedi os livros emprestados para minha excelentíssima e sábia irmã que se apaixonou por este autor há muitos anos atrás e os compartilha seu livros comigo agora).



Querem saber se as duas metades do Visconde um dia encontraram-se novamente tornando-o inteiro?


NÃO vou contar! (risos...)


Ando fazendo uma campanha para que deixemos de ficar horasss por aqui no computador (tá, tudo bem, eu ainda fico um pouco além da conta), facebook, etceteras para ler um pouco mais, voltar-se para dentro, pois precisamos dessa inteireza necessária de vez em quando(?).


Por isso... vai lá e acha um livro significativo pra ti... e depois me conta por aqui. vou gostar de saber.


bjs pra vocês e um ótimo final de semana!


Sinara.

3 comentários:

  1. Oi Amiga,
    Que alegria passar por aqui e ver tanta coisa bacana e especial... transmitindo tanto amor, capricho e carinho.
    Está muito lindo e emocionante teu blog, com um colorido especial que deixa a vida alegre. Sempre cheio de algum detalhe diferente.
    Não me canso de dar aquela espiadinha...

    Nele vejo um leque de tantas costuras que virão á frente de suas mãos, projetos e sonhos.

    Teus escritos me "falam" da vida, de Deus, das cores, inspiram a me "tomar nas mãos" e deixar o coração "falar mais fundo e profundo"...
    Que possamos juntas tecer muitas conquistas e sonhos de COMUNHÃO.

    Bom final de semana.

    Bjs,
    Eli

    ResponderExcluir
  2. Oi Sinara!
    Não estou puxando teu saco ta,mas eu so ligo o computador para ler meus emails eolhar teu blog,eu sou apaixonada por ele,vc transmite muita PAZ,me coloca pra cima,me emociona muuito e qndo entro e não tem nada novo eu falo: Ih,hoje aSinara não postou nada,deve estar ocupada,pode acreditar é bem isso mesmo.
    Qnto ao livro que vc leu vou atras de um para ver se acho ja anotei o nome.Penso que se um dia nos conhecermos vou ficar paralizada so te admirando e ouvindo.
    Um abraço de sua leitora que não cansa de falar de vc para as amigas!Eliz

    ResponderExcluir
  3. Gurias! Gosto muito de escrever pois é uma maneira de organizarmos as idéias, só isso. Que bom que essas palavras servem para que outras pessoas pensem um pouco sobre a vida, e talvez as inspire, mas não vamos alimentar expectativas demasiadas em relação à ninguém! Sou apenas uma pessoa conectada com a arte, as costuras, os livros, as pessoas. E aviso: se alguém paralizar por minha causa...não vai ser legal...risos... daí quem Petrifica sou eu né? abraços e inté!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita... Deixa "teu Oi" aqui para mim:
Um abraço,
Sinara.