Páginas

Oi!

BEM VINDA(O)!



Por aqui encontrarás algumas idéias e coisas me fizeram muito feliz nesses últimos tempos... e também simbolizaram diferentes momentos da minha vida...

Estás convidada(o) a conhecer a COISA... ler os meus escritos, entender como essa história começou... e saber que tudo por aqui foi feito artesanalmente e com muito amor...

7 de março de 2012

Metamorfoseando.

Escrevo ao som de: Raul Seixas...
Minha mente gritou: - Toca Raul! (rsrsrs) e eu toquei.

E quero falar dessa metamorfose bem ambulante que é aprender e aprender cada dia mais e mais sobre o Patchwork, de preferência com pessoas especiais e conhecedoras da causa.



Há uma "onda" de gente querendo aprender o patch e eu acho bem legal isso (tem até gentes pedindo para eu dar aula... montar grupos de costura... coisa que talvez um dia eu organize mesmo) mas quero falar aqui sobre uma coisa séria:


Patchwork é uma linguagem artesanal/artística, uma possibilidade para realizar projetos onde a matéria prima são os retalhos e as idéias - de preferência os de boa qualidade e que garantem a durabilidade da peça, uma vez que é feita no capricho e no amor...



A gente recicla sim, muitas coisas costurando... idéias, tecidos, sentimentos, e o valor de uma peça feita de retalhos não pode ser menor do que uma peça produzida industrialmente!


É uma questão óbvia...dá mais trabalho, é exclusiva, artesanal.


Vender uma peça para quem faz patchwork é uma despedida, um desprendimento... (precisamos de preparo psicológico para dar tchau para nossas criações..rsrsr) por isso, eu quero dizer: ("até o oposto do que eu disse antes...eu prefior ser")

Fazer patchwork requer Comprometimento. Paciência. Dedicação. Estudo. Capricho. Disciplina. Raciocínio.
E investimento. Em todos os sentidos. (pois "é chato chegar a um objetivo num instante")

É por isso que cada peça realizada artesanalmente torna-se única e cheia de histórias, compreendem?


Minha última aventura costurística foi realizada sob a orientação da querida e experiente Maria Fernanda Camardelli que veio para dar um curso na Loja da Aline Borges.

Gosto muito de fazer cursos e aprender com as pessoas. Momentos que agregam valor, conhecimento e técnica ao meu processo de evolução artística/costurística, além de me oportunizarem o convívio com diferentes estilos, gostos, maneiras de ser. Trajetórias de vida diferente que se encontram em algum momento. E o encontro e respeito existe onde há espaço para todos, desde que se tenha a mente e o coração abertos.

Aprendemos uns com os outros... nas diferenças, nas semelhanças, na mistura... e assim, crescemos.

Resultado dessas "metamorfoses"?
Minha mais nova capa de notebook, que saiu do forno hoje mesmo e irá alegrar os meus momentos trabalhísticos diários...







Borboletas também sofrem metamorfoses...e amadurecem acolchoadas pelos fios de seus casulos.
Quando costuro, me sinto mais leve, sabiam?


E ando "ouvindo vozes" que me dizem:


- Vai...vai voar, Sinara...vai voar.

2 comentários:

  1. Oi Sinara!
    Linda tua capa de notebook! Vou mandar por email p vc uma camiseta que eu comprei nas minhas ferias,achei o trabalho muito lindo todinha em patchwork,uma ideia p vc criar a camiseta pode ser de qualquer cor a minha é vermelha( sou do INTER)Bom e o seu texto sem comentários,vc sempre filosofando.
    A sua gata pelo jeito estava conferindo o produto né!Ela é a sua companheira de todas as horas.Se vc um dia montar um grupo p dar aula,coloca um aviso aqui no blog,eu vou.
    Um abraço e até!
    Eliz

    ResponderExcluir
  2. Sinara, já fiz outras coisas na vida além de hoje em dia só fazer patch, mesmo assim só por gostar mesmo. Mas menina, fico imprecionada com a atitude de algumas pessoas neste meio. Caracas, é um tal de empurra empurra, querer aparecer, umas coisas "loucas" que eu juro, não consigo compreender. Ô mundo cão.
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita... Deixa "teu Oi" aqui para mim:
Um abraço,
Sinara.